Casa dos Braga

O imóvel centenário denominado de Casa dos Braga abrigou, por décadas, a família Braga, em especial, o poeta Newton Braga e o cronista Rubem Braga. De propriedade da Família Guárdia (Noêmia e Severino Velloso), este vendem o imóvel para Francisco Carvalho Braga que muda-se para o novo endereço em 1913, juntamente com sua esposa, d. Rachel Coelho Braga e os filhos, Jerônimo, Carmozina, Armando, Newton e Rubem (este ainda bebê de colo). Nascem nesta casa as duas filhas mais novas de Francisco: Yedda e Anna Graça.
Conhecido como coronel Francisco Braga, este foi o primeiro prefeito de Cachoeiro.
Jerônimo e Armando fundam, em 1928, o histórico jornal Correio do Sul que contém os primeiros textos de Rubem Braga.
Newton Braga, em 1932, tornou-se editor chefe do jornal da família e é conhecido nacionalmente pelos seus poemas. Rubem Braga é conhecido como o maior cronista Brasileiro, com diversas obras editadas.
Nos anos de 1970 o imóvel é abandonado e no início dos anos de 1980 transforma-se num restaurante. Em 1985 é tombado pelo patrimônio histórico municipal e em abril de 1987, na gestão do prefeito Roberto Valadão, é transformado em um local turístico-cultural com a intenção de guardar para a eternidade o trabalho de décadas dos famosos integrantes da família Braga.

Casa de Cultura Roberto Carlos

A Casa de Cultura Roberto Carlos é a casa onde nasceu e viveu até os 13 anos o cantor Roberto Carlos Braga, com seus pais Laura e Robertino e seus irmãos Norma, Carlos Alberto e Lauro.
A casa foi adquirida pela prefeitura municipal, que a restaurou para valorizar sua arquitetura original. Possui fotos, discos, quadros, instrumentos musicais, enfim, a história de Roberto Carlos.
A Casa de Cultura Roberto Carlos recebe milhares de fãs, curiosos e admiradores do cantor cachoeirense. A casa também conta em seu pavimento superior com o Cantinho do Artesão, sede da Associação dos Artesãos de Cachoeiro de Itapemirim, e oferece diversos produtos artesanais em pedra, contas, madeira, tecido, além de doces, pães caseiros e compotas. O horário de funcionamento é o mesmo da casa,que seria das 12 às 18 horas.